Após a escolha da profissão e da área em que vai especializar, existe uma terceira dúvida que requer outra decisão importante para sua carreira: O que é mais viável ser médico pessoa física ou médico pessoa jurídica?
Tributação do médico autônomo como pessoa física
Seu faturamento/lucro é tributado pela tabela progressiva do Imposto de Renda Pessoa Física a alíquota de até 27,5%.
Para minimizar o impacto tributário o médico deverá contar com a ajuda de um contador e lançar todas as despesas dedutíveis no livro caixa para diminuir o lucro tributável. Despesas como folha de pagamento, aluguel, conta de energia, água, telefone, INSS, entre outras.
Sua movimentação bancária será confrontada anualmente com as informações declaradas no Imposto de Renda, logo não poderá existir inconsistências entre receita declarada e movimentação bancária.
Tributação do médico como pessoa jurídica
Se o médico optar por exercer suas atividades como pessoa jurídica, poderá com a ajuda de seu contador, decidir por um dos tipos de tributação, quais sejam: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
A decisão vai depender da receita auferida pelo médico e das despesas e custos envolvidos, pois poderá substituir a tributação de 27,5% para 13,33%.(tributos federais e municipais)
Um detalhe importante é que devem ser observadas as regras do Conselho Regional de Medicina, quanto ao correto objeto social da empresa, instituição, entidade ou estabelecimento prestador para o devido registro, alteração e renovação dos assentamentos junto aquele Conselho.
Em resumo e para que não exista mais dúvidas sobre a melhor escolha para você, pelo menos financeiramente, veja na tabela.
Regime tributário | Tributação |
Pessoa física – autônomo ou celetista | 27,5% |
Pessoa jurídica – simples nacional | 16,93 a 22,45% |
Pessoa jurídica – lucro presumido c/ ISS Uberlândia | 13,33% |
Pessoa jurídica – lucro real | 24% sobre o lucro + 3,65% sobre o faturamento |
O que fazer para abrir uma empresa?
Agora que está bem claro que vale a pena trabalhar como médico pessoa jurídica, ainda resta uma questão importante: será que é complicado abrir uma empresa? Veja, a seguir, um passo a passo e tire essa dúvida.
Escolha o tipo de contabilidade
Antes de qualquer coisa, é importante saber que, além do modelo tradicional de contabilidade, você também pode optar por uma contabilidade Digital.
Essa última oferece muitas vantagens, como um preço acessível, processos online bastante simplificados e uma equipe altamente qualificada.
A escolha do contador faz toda diferença para que a abertura da empresa ocorra tranquilamente.
Ao escolher a THO, essa etapa será muito simples, e o melhor de tudo, gratuita.